VII. Contratação Mercantil
7. Regime comum aos actos de comércio;
7.1. Os contratos de distribuição: o fornecimento, a concessão comercial e a franquia
7.2.1 Contrato de agência
7.2.1.1 Função económica do contrato de agência;
7.2.1.2 Distinção de figuras afiins
7.2.1.3 Conteúdo do contrato
7.2.2 Contrato de Concessão comercial;
7.2.2.1 Função económica da concessão comercial;
7.2.2.2 Distinção de figuras afins;
7.2.2.3 Conteúdo do contrato;
7.2.3 O contrato de franquia;
7.2.3.1 - Modalidades da franquia:
7.3.3.2 - Elementos do contrato de franquia:
7.2.3.3 Perspectiva económica do contrato;
7.2.4 Contrato de merchandising
7.2.4.1 Função económica do contrato;
7.2.4.2 Distinção de figuras afins
7.2.4.3 Conteúdo do contrato
7. Regime comum aos actos de comércio;
7.1. Os contratos de distribuição: o fornecimento, a concessão comercial e a franquia
7.2.1 Contrato de agência
7.2.1.1 Função económica do contrato de agência;
7.2.1.2 Distinção de figuras afiins
7.2.1.3 Conteúdo do contrato
7.2.2 Contrato de Concessão comercial;
7.2.2.1 Função económica da concessão comercial;
7.2.2.2 Distinção de figuras afins;
7.2.2.3 Conteúdo do contrato;
7.2.3 O contrato de franquia;
7.2.3.1 - Modalidades da franquia:
7.3.3.2 - Elementos do contrato de franquia:
7.2.3.3 Perspectiva económica do contrato;
7.2.4 Contrato de merchandising
7.2.4.1 Função económica do contrato;
7.2.4.2 Distinção de figuras afins
7.2.4.3 Conteúdo do contrato
Bibliografia:
ASCENSÃO, José de Oliveira: Direito Comercial, Vol. I, Parte Geral, Lisboa, AAFDL,1986/87, pp. 535-582;
Idem, Contratação electrónica, in Direito da Sociedade de Informação, Vol. IV, AA:VV., Coimbra Editora, 2003, pp. 43 68;
CARVALHO, Maria Morais, Merchandising de Marcas (a comercialização do valor sugestivo das amrcas), Livraria Almedina, 2003, passim;
CORDEIRO, António Menezes, Manual de Direito Comercial, I Volume, Livraria Almedina, Coimbra, 2001, pp. 495-508;
CORREIA, Miguel J. A. Pupo: Direito Comercial, Lisboa, Ediforum, 1999, pp. 73-86;
Idem, ireito Comercial, Lisboa, Ediforum, 2003, pp. 91-104;
OLAVO, Carlos, O contrato de franchising, in Novas Perspectivas do direito comercial, coimbra, 1988, pp. 162 e ss;
OLIVEIRA, Elsa, A protecção dos consumidores nos contratos celebrados através da Internet, Livraria Almedina, Março, 2002, passim;
MONTEIRO, António Pinto, Contratos de agencia, de concessão e de franquia (franchising), Sep. do Bol. da Faculdade de Direito de Coimbra, n. especial- Estudo em homenagem ao Prof. Doutor Eduardo Correia Coimbra,1989;
PEREIRA, Joel Timóteo, Direito da Internet e Comércio Electrónico, Quid Juris, Lisboa, 2001, passim;
PITA, Manuel António, Direito Comercial, FISCO, Lisboa, 1992, pp. 38-41;
RIBEIRO, Maria de Fátima, O contrato de franquia, Franchising, noção, natureza jurídica e aspectos fundamentais de regime, Livraria Almedina, 2001, passim;
SILVA, Paula Costa, A contratação automatizada, in Direito da Sociedade de Informação, Vol. IV, AA:VV., Coimbra Editora, pp. 289-306;
SOUSA, Miguel Teixeira, O valor probatório dos documentos electrónicos, in Direito da Sociedade de Informação, Vol. II, AA:VV., Coimbra Editora, pp. 171-202;
VASCONCELOS, Miguel Pestana de, O contrato de franquia (franchising), Livraria Almedina, Coimbra, 2000, passim;
(*) Obra disponível na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago
Idem, Contratação electrónica, in Direito da Sociedade de Informação, Vol. IV, AA:VV., Coimbra Editora, 2003, pp. 43 68;
CARVALHO, Maria Morais, Merchandising de Marcas (a comercialização do valor sugestivo das amrcas), Livraria Almedina, 2003, passim;
CORDEIRO, António Menezes, Manual de Direito Comercial, I Volume, Livraria Almedina, Coimbra, 2001, pp. 495-508;
CORREIA, Miguel J. A. Pupo: Direito Comercial, Lisboa, Ediforum, 1999, pp. 73-86;
Idem, ireito Comercial, Lisboa, Ediforum, 2003, pp. 91-104;
OLAVO, Carlos, O contrato de franchising, in Novas Perspectivas do direito comercial, coimbra, 1988, pp. 162 e ss;
OLIVEIRA, Elsa, A protecção dos consumidores nos contratos celebrados através da Internet, Livraria Almedina, Março, 2002, passim;
MONTEIRO, António Pinto, Contratos de agencia, de concessão e de franquia (franchising), Sep. do Bol. da Faculdade de Direito de Coimbra, n. especial- Estudo em homenagem ao Prof. Doutor Eduardo Correia Coimbra,1989;
PEREIRA, Joel Timóteo, Direito da Internet e Comércio Electrónico, Quid Juris, Lisboa, 2001, passim;
PITA, Manuel António, Direito Comercial, FISCO, Lisboa, 1992, pp. 38-41;
RIBEIRO, Maria de Fátima, O contrato de franquia, Franchising, noção, natureza jurídica e aspectos fundamentais de regime, Livraria Almedina, 2001, passim;
SILVA, Paula Costa, A contratação automatizada, in Direito da Sociedade de Informação, Vol. IV, AA:VV., Coimbra Editora, pp. 289-306;
SOUSA, Miguel Teixeira, O valor probatório dos documentos electrónicos, in Direito da Sociedade de Informação, Vol. II, AA:VV., Coimbra Editora, pp. 171-202;
VASCONCELOS, Miguel Pestana de, O contrato de franquia (franchising), Livraria Almedina, Coimbra, 2000, passim;
(*) Obra disponível na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago
Sem comentários:
Enviar um comentário